Anipédia


Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar

  
Informação

  • Tipo: Filme
  • Total de Episódios: 1
  • Ano: 2008
  • Gênero: Aventura, Comédia, Fantasia, Infantil
  • Site: http://www.ghibli.jp/ponyo/
  • Encerramento: Gake no Ue no Ponyo por Fujioka Fujimaki and Nozomi Ohashi
  • Postado por: Malkav
  • Nota: 10 Total de votos: 3
Sinopse

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, em inglês como Ponyo on the Cliff by the Sea, é um anime de 2008 fantasia escrito e dirigido por Hayao Miyazaki (Totoro / Porco Rosso / Laputa / Nausicaä / Chihiro) do Studio Ghibli. Ele é o oitavo movie de Miyazaki para o Studio Ghibli, e seu décimo geral. O enredo gira em torno de uma peixinha dourada chamada Ponyo, que faz amizade com um garoto humano de cinco anos de idade, Sosuke, e quer se tornar uma garota humana.

O anime ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio da Academia do Japão para Animação do Ano. Foi lançado no Japão em 19 de julho de 2008, em os EUA e Canadá em 14 de agosto de 2009, e no Reino Unido em 12 de fevereiro de 2010, teve sua estreia no Brasil em 2 de julho de 2010. O anime chegou ao nono 9 nas paradas de bilheteria dos EUA em sua semana de estréia.

A música tema homônima, Gake no Ue no Ponyo, foi lançada anteriormente ao anime em 5 de dezembro de 2007. Ela é cantada pelo duo Fujioka Fujimaki (que é formado por Takaaki Fujioka e Naoya Fujimaki) e pela cantora, de então oito anos, Nozomi Ohashi.

Hayao Miyazaki, diretor e roteirista do anime, disse que sua inspiração foi a história de Hans Christian Andersen, criador do clássico A Pequena Sereia, mas sua inspiração era mais abstrato do que uma história. Junto com o diretor de animação Katsuya Kondo e o diretor de arte Noboru Yoshida, Miyazaki concebeu um conjunto de metas que incluiram o uso de animação tradicional em Ponyo, seguindo as possibilidades de animação e arte sem entrar em conflito as exigências do cronograma de produção, mostrando a qualidade da obra de Yoshida bem como celebrar a inocência e a alegria do universo de uma criança. Produção de Ponyo começou em maio de 2006, enquanto a animação chave de Ponyo começou em outubro do mesmo ano.

Miyazaki estava intimamente envolvido com a animação desenhada à mão em Ponyo. Ele preferiu desenhar o mar e as ondas por si mesmo, e gostava de experimentar formas diferentes de expressar. O nível de desenho detalhado presente no anime resultou em 170 mil imagens - um separado recorde para um anime de Miyazaki.

O nome de Ponyo é uma onomatopéia, baseada na idéia de Miyazaki de que uma "suavidade, mole" soa como quando tocado.

A vila à beira-mar, onde a história se passa é inspirado Tomonoura, uma cidade real no Parque Nacional Setonaikai no Japão, onde Miyazaki ficou em 2005. Alguns do cenário e história foi afetada pela ópera Die Walküre de Richard Wagner (Cavalgada das Valquirias). A música também faz referência a ópera de Wagner. O personagem de Sosuke é baseado no filho de Miyazaki, Goro Miyazaki, quando ele tinha cinco anos. Nome Sosuke foi retirado do herói no famoso romance The Gate (um romance japonês escrito em 1910 por Natsume Soseki).

O nome do navio em que o pai de Sosuke trabalha é Koganeimaru, uma referência à localização do Studio Ghibli em Koganei, Tóquio. Maru é um final comum para nomes de navios.

Miyazaki queria que seu próximo anime fosse Ponyo 2, mas produtor Toshio Suzuki convenceu-o a fazer o Kaze Tachinu (Vidas ao Vento) em seu lugar.

O anime vem recebendo inúmeras críticas positivas, comparando-o com a obra Totoro por serem animes com uma temática mais simples apresentando uma estética mais infantil, além de trazer as já conhecidas marcas de sensibilidade e poesia do seu criador Miyazaki. O Japan Times avaliou a produção em quatro estrelas, sendo que a nota máxima é cinco. Ponyo estreou ao lado de um novo longa-metragem de Pokémon e possivelmente faturou com isso, visto que o anime é um dos grandes sucessos japoneses. Ponyo liderou as bilheterias do Japão com 91 milhões de dólares acumulados em seu primeiro mês. Em 28 de setembro o total arrecadado passou dos 134.600 milhões de dólares. Em novembro acumulou 153 milhões de dólares, pouco menos do que Princesa Mononoke, considerando que ainda não havia ocorrido a estreia internacional oficial.

Um crítico do Times Online disse que "Ponyo é tão caótico e exuberante quanto uma história contada por uma criança hiperativa", ele deu quatro estrelas de um total de cinco. Os críticos do 65° Festival de Veneza foram bastante receptivos e fizeram ótimos elogios.

O protagonista do anime chama-se Sosuke um garotinho de 5 anos e Ponyo uma princesa peixinho-dourado, ela deseja muito virar humana. Um dia Ponyo foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta onde Sōsuke a encontra e promete protegê-la para sempre.


  
Mais outro fantástico anime : Hayao Miyazaki + Joe Hisaishi + Studio Ghibli!

Muito simples mas mesmo assim fantástico, com uma OST realmente primorosa, sempre a cargo de Joe Hisaishi!!!
   Por: Malkav em 15 de Maio de 2011 às 23:37:01 Nota: 10   -Deletar-

  
Esse ai como a Nadia Comăneci merece um 10 perfeito
   Por: alextorghelle em 10 de Junho de 2011 às 20:06:06 Nota: 10   -Deletar-


   Nenhuma review postado pelo usuário.
Criador Original : Hayao Miyazaki
Diretor : Hayao Miyazaki
Música : Joe Hisaishi
Duração : 101 min
Estúdio : Studio Ghibli

Dublagem japonesa
Hiroki Doi as Sosuke
Yuria Nana as Ponyo
George Tokoro as Fujimoto
Tomoko Yamaguchi as Risa
Akiko Yano as Ponyo sisters
Emi Hiraoka as Kumiko
Kazuko Yoshiyuki as Toki
Kazushige Nagashima as Koichi
Tomoko Naraoka as Yoshie
Yuki Amami as Guranmanmare

Dublagem brasileira
Bianca Alencar as Ponyo
Matheus Ferreira as Sosuke
Cecília Lemes as Gran Mamare
Filipe Duarte as Fujimoto
Flora Paulita as Kumiko
Gessy Fonseca as Toki
Isaura Gomes as Yoshie
Letícia Quinto as Lisa
Luiz Antônio Lobue as Fujimoto
Raquel Marinho as Jovem Mãe
Wendel Bezerra as Koichi
Zaira Zordan as Kayo
Carlos Macedo as Anchorman
Marco Antonio Abreu as Âncora
Fansub
Status
Último
Data

alextorghelle
Concluido
13/7/2011
 
Status
59 visitantes e Nenhum membro online
.

Enquete
Parceiros
Links